A Designer

ARTE . DESIGN . SUSTENTABILIDADE - Estes são os pilares do trabalho da ZÓIA, marca brasileira de acessórios contemporâneos criada em 2006, na Incubadora de Empresas da PUC -Rio,  pela designer Vanessa Wagner. Produtos feitos com materiais transformados, que emocionam não só pela beleza mas também pela consciência dos nossos hábitos de consumo em prol de um mundo mais simples e diferente.

Com a proposta de criar uma nova categoria de acessórios pessoais femininos e uma identidade bem definida, graças às formas, cores e materiais que utiliza em seus produtos, a marca é facilmente reconhecida por seu design e conceito em aliar processos e técnicas artesanais a uma linguagem atemporal e sofisticada para mulheres de bom gosto.

Vanessa Wagner, idealizadora da marca, está sempre pesquisando novas matérias-primas e tecnologias que valorizem seus produtos de características artesanais. A ZÓIA acredita na contemporaneidade das suas ideias. Vale o conceito, a emoção e o começar a fazer. Pequenas atitudes que se transformam em pensamento, imaginação, ideia e inovação. O que norteia a metodologia de criação da marca é o conceito da Sustentabilidade Criativa, que se traduz em três pilares: consciênca, eficiência e sobrevivência.

Através da união de técnicas e processos artesanais com um design único, a ZÓIA possui, além da sua linha em cerâmica plástica (material que além de trazer contemporaneidade, com suas respostas de cor e forma a cada coleção, é o fio condutor do trabalho), duas linhas de produtos classificadas como Resíduos Urbanos e Novos Usos. Materiais alternativos e resíduos industriais são fontes de inspiração. As linha de acessórios em alumínio reciclado das cápsulas de café, criada em 2010, de forma pioneira no Brasil, é um grande diferencial da marca. Papelão, Tetrapak e chapas de raio x recicladas estão definitivamente incorporadas ao portfólio de produtos também. É através desse olhar transformador que a ZÓIA busca quebrar paradigmas e sensibilizar as suas consumidoras de que é possível criar produtos diferenciados com o nosso lixo urbano diário.

"Não vendemos colares, vendemos emoção e atitude. Não fazemos jóias nem bijuterias. Criamos zóias." -ressalta Vanessa Wagner.

A ZÓIA acredita que todo processo que busca a reflexão e a transformação representa a possibilidade de um novo significado, de uma nova forma de relacionar-se com o mundo. "Acreditamos que, com responsabilidade, comprometimento e pequenas iniciativas fazem-se bons negócios e melhora-se o mundo. Cuidar do nosso planeta é pensar em soluções simples e ao nosso alcance para reciclarmos nossas ideias a respeito de nós mesmos. Acreditamos na energia que existe nas peças da ZÓIA pois, através da transformação de resíduos do lixo urbano em peças com design diferenciado, estamos também transformando esses produtos em pura energia", como destaca Vanessa.

Nos útlimos anos, a ZÓIA criou o projeto "FAÇO PARTE", que vem coletando matéria prima para os seus produtos com a colaboração de suas próprias clientes, que assim participam de alguma forma, do ciclo de produtos da marca.

Em 2012, a marca ganhou o prêmio Brasilidade promovido pelo Sebrae na categoria MODA e INOVAÇÃO. O objetivo desse prêmio é contemplar as empresas que vêm se destacando no processo de menor impacto ambiental.

O conceito ZÓIA quer dizer legal, diferente, simples, contemporâneo, acessível e com muito estilo. Todos os produtos Zóia são desenvolvidos artesanalmente no Brasil.

 

 

 

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